Ao longo de seus quase cinco séculos de história, a capital paulista recebeu de braços abertos diversas levas de imigrantes que moldaram o caldeirão étnico que hoje compõe a sociedade paulistana.
Estes habitantes, bem como os cartões postais da cidade (como a Praça da Sé, o Teatro Municipal, o Vale do Anhangabaú e Viaduto do Chá), são recortes, retratos históricos de uma metrópole.
O Instituto Martius-Staden apresenta estes temas em sua nova exposição, “Memórias de São Paulo”, em cartaz até o dia 19 de agosto, com entrada Catraca Livre.
A mostra traz 33 fotos históricas (da Coleção Martius-Staden), registradas entre 1883 a 1960. Imigrantes alemães (entre eles a família Weishaupt, uma das pioneiras a fincarem as raízes em solo brasileiro) e construções históricas da cidade, como Monumento às Bandeiras, estão retratados na exposição.
Uma São Paulo bucólica, com rios (Pinheiros e Tietê) limpos e estradas coloniais (como o Caminho do Mar, estrada que ligava a cidade à Santos) em franca utilização também são destaques da mostra.
Mostra fica em cartaz até o dia 19 de agosto, com entrada Livre.
Fonte: Catraca Livre
Nenhum comentário:
Postar um comentário